top of page
ABRE-Volvo-FH-Aero.jpg

VOLVO APRESENTA O NOVO FH AERO PARA O MERCADO EUROPEU, SENDO ATÉ 5% MAIS ECONÔMICO

Novo Volvo FH Aero chega entre este ano e 2025 em versões com motores a diesel, gás e elétrica; FH 16 ficou 30 cv

mais potente e agora tem 780 cv.

O Volvo FH Aero foi revelado nesta segunda-feira (29), pela Volvo Trucks, na Europa. O principal destaque do modelo são as soluções aerodinâmicas. Segundo a marca, com as inovações o caminhão consome até 5% menos diesel que a geração anterior. Seja como for, as novidades também foram aplicadas às versões elétricas. Além disso, o motor do novo Volvo FH 16 ficou 30 cv mais potente e agora gera 780 cv, de acordo com a fabricante.

Os novos modelos de caminhões FH Aero chegarão aos vários mercados em que a marca atua entre este ano e 2025. De acordo com a marca, serão quatro versões: FH Aero, o FH Aero Electric, o FH Aero a gás e o FH16 Aero Por ora, o FH anterior continua sendo oferecido com cabine convencional. Segundo a filial da Volvo no Brasil, ainda não há data para o lançamento do novo caminhão no País. Afinal, como a cabine é mais comprida, não está em conformidade com a legislação brasileira.

Seja como for, o novo Volvo FH Aero deve ser uma das atrações da marca na Fenatran deste ano. O evento, considerado como o maior salão do setor de transporte da América Latina, ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.

 

Independentemente do tipo de motor – diesel, gás ou elétrico – toda a linha FH Aero é mais eficiente. Como resultado, os caminhões têm maior autonomia. Além disso, o modelo recebeu novos itens de segurança. Os novos modelos Aero serão lançados gradativamente para os mercados europeu, australiano e asiático entre 2024 e 2025 em quatro versões: o FH Aero, o FH Aero Electric, o FH Aero movido a gás e o FH16 Aero.

Eficiência e design

Para garantir menor consumo de combustível e melhor estabilidade de condução em condições de vento, a frente da cabine do Volvo FH Aero foi ampliada em 24 centímetros em comparação com o Volvo FH tradicional. Com um novo visual, os modelos possuem linhas mais arredondadas que contribuem para aerodinâmica.

Além disso, também houve mudanças no tradicional logotipo, o Volvo Iron Mark. Agora, ele está maior - o maior dos tempos modernos, segundo a montadora - mais arrojado e, claro, facilmente reconhecível. Essas mudanças também são vistas na marca Volvo (Volvo Spread Word Mark) espalhada pelo veículo. Essas características têm o objetivo de deixar claro que se trata do modelo mais recente da marca.

Segurança

Nos novos modelos, os tradicionais retrovisores dão lugar a um novo sistema avançado de câmeras. Esta nova solução, além de também contribuir com a aerodinâmica, aumenta a segurança com a ampliação do campo visual ao motorista. O sistema também contribui com a visibilidade em condições de chuva, noturnas, em túneis e luz direta. Ao dirigir com reboque, o sistema de câmeras possui uma função panorâmica automática, que acompanha o reboque em curva.

Outros destaques do novo Volvo FH Aero são:

  • Aperfeiçoamento da tecnologia I-See para economizar ainda mais combustível e emissões de carbono. À medida que você se aproxima de uma ladeira, o caminhão baixa dados de um mapa topográfico comercial de alta resolução acessível online. Em um processo de seis etapas, as informações são usadas para aproveitar ao máximo a energia cinética do veículo e reduzir seu consumo de combustível em até 5%, em comparação com um caminhão sem o I-See. Se a estrada não estiver no mapa ou se a conexão com o servidor falhar, o caminhão recorrerá à solução de banco de dados compartilhado.

  • Os freios também foram atualizados e se tornaram mais eficientes.

  • Sistema de som com seis alto-falantes premium de alta qualidade, novo amplificador e um subwoofer que dão mais potência à experiência sonora

  • Novo sistema de navegação integrado com mapas melhorados adaptados às necessidades específicas do caminhão, com atualizações automáticas que entregam mais eficiência na entrega de mercadorias.

  • Forno micro-ondas e tomadas de energia USB-C.

  • Novo Serviço de Monitoramento de Pneus oferece aos operadores de frota uma visão completa do caminhão e reboque através do Volvo Connect, reduzindo custos e inconvenientes relacionados a problemas com pneus.

 

O Volvo FH continuará a ser oferecido também com uma cabine padrão não estendida, dependendo das necessidades do mercado.

bottom of page