top of page
woman-charging-electric-car-while-shopping.jpg

Veículos elétricos e o mercado brasileiro - País emplacou mais de 30 mil carros em 2023, crescendo 58% em relação à 2022

A mobilidade elétrica está conquistando uma promissora fatia no mercado automotivo brasileiro. Nunca houve uma demanda tão expressiva por veículos impulsionados pela eletricidade como nos últimos anos e a expectativa é de que, até 2035, pelo menos 60% dos automóveis recém-adquiridos no país serão movidos por essa fonte de energia.

Para entender um pouco mais deste crescente mercado, a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, elaborou um e-book com foco nesse universo inovador e, a seguir, abordaremos alguns pontos importantes deste material, mostrando projeções e tendências.

Brasil e os VEs

O Brasil está entre os 10 maiores mercados automotivos do mundo. A frota nacional é estimada em quase 60 milhões de veículos e apenas 60 mil são elétricos ou híbridos – pouco mais de 1% do número total. A soma inclui tanto veículos de passeio quanto caminhões e ônibus.

O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve um semestre recorde, com 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023, representando um aumento de 58% em relação a 2022. Em junho, houve 6.225 emplacamentos, indicando uma possível superação da previsão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) de 70 mil emplacamentos até o final do ano. A frota total atingiu 158.678 unidades. Dentre as tecnologias disponíveis no mercado de veículos leves eletrificados no Brasil, foram os elétricos plug-in (PHEV) que apresentaram o maior crescimento nos últimos 12 meses. No primeiro semestre de 2023, o mercado brasileiro vendeu 11.475 veículos PHEV, o que representa um aumento expressivo de 206% sobre o mesmo período de 2022 (3.751).

A participação das tecnologias no total de vendas de eletrificados no primeiro semestre de 2023 foi a seguinte:

  • HEV flex: 38% (12.317);

  • HEV a gasolina: 14,5% (4.670 veículos);

  • PHEV: 35,5% (11.475);

  • BEV: 12% (3.777).

O governo brasileiro oferece incentivos fiscais para a compra de VEs, como a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Apesar do crescimento, há desafios a superar, como a necessidade de investimentos em infraestrutura, políticas públicas mais consistentes e a conscientização sobre os benefícios da mobilidade elétrica.

 

Infraestrutura e meio ambiente

O Brasil atualmente conta com mais de 3 mil eletropostos de recarga, um aumento de 10,2% em relação a dezembro de 2022. Empresas como Audi, Porsche e Raízen (licenciada da Shell) estão investindo R$ 24 milhões para instalar 20 carregadores rápidos (150 kW) em postos Shell até março de 2024. Os carregadores proporcionam de 0% a 80% de carga em 30 minutos, e os clientes poderão agendar e pagar pela recarga de forma digital por meio de um aplicativo. A maioria dessas estações de recarga se encontra em São Paulo, indicando o papel crucial do estado na promoção da mobilidade elétrica. 

A indústria automotiva elétrica nos mostra cada vez mais que estamos diante de uma transformação significativa para esse novo cenário. Ao adotar a eletromobilidade, não apenas estamos reduzindo emissões e impactos ambientais, mas também contribuindo para a criação de um mundo mais consciente e responsável. Cada quilômetro percorrido em um veículo elétrico é um passo em direção a um futuro mais limpo e sustentável.

Sobre a ALD Automotive | LeasePlan

ALD Automotive | LeasePlan é líder global de mobilidade sustentável que provê serviços completos de leasing operacional e locação de frota, soluções flexíveis, serviços de gestão de frota e soluções de multimobilidade para uma base de clientes de grandes companhias e PMEs. Com a maior cobertura em 44 países com presença direta, a ALD Automotive | LeasePlan está alavancando sua presença única para liderar o caminho ao net zero e moldar a transformação digital na indústria por meio da inovação e tecnologia para permitir a transformação em grande escala da mobilidade sustentável.

Com 15.700 funcionários em todo o mundo, a ALD Automotive | LeasePlan faz a gestão de 3,4 milhões de veículos (até o final de 06/2023)

bottom of page